Voltar
O
OOIP
Original Oil in Place. Volume total de óleo presente no reservatório originalmente, similar ao VOIP.
Offshore
Localizado ou operado no mar.
Offloading
Conjunto de operações para o transporte do petróleo produzido pela unidade marítima. Inicia com a aproximação do navio aliviador, amarração ao FPSO, conexão da linha de mangotes, transferência da carga, desconexão, desamarração e saída do navio.
Óleo combustível
Frações mais pesadas da destilação atmosférica do petróleo. Largamente utilizado como combustível industrial em caldeiras, fornos etc.
Óleo
Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais do reservatório e que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície.
Onshore
Localizado ou operado em terra.
OSRV (Oil Spill Recovery Vessel)
Navio de combate a derramamento de óleo dotado de especificações que permitem trabalhar na mancha de óleo, em atmosfera onde a evaporação do petróleo produz gás natural, por isso é dotado de sistemas elétricos blindados para evitar a produção de faíscas. Tem equipamentos para aspirar o óleo derramado e armazenar num tanque a bordo. A capacidade de combater o derramamento pode ser criada num PSV (Platform Supply Vessel) ou AHTS (Anchor Handling Tug Supply).
Operador
Empresa legalmente designada para conduzir e executar todas as operações e atividades na área de concessão, de acordo com o estabelecido no contrato de concessão celebrado entre a ANP e o concessionário.