Voltar
P
Parada programada
A Parada Programada é uma intervenção necessária para garantir a segurança das plantas industriais, das pessoas, comunidades e recompor a capacidade de produção dos equipamentos atendendo a requisitos legais. Sua realização deve ser feita de forma planejada e normalmente impacta a produção por alguns dias.
PEI
Plano de Emergência Individual, Conjunto de ações e medidas planejadas pela empresa que visam evitar e mitigar possíveis vazamentos de óleo dentro das unidades operacionais.
P, D& I
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
PEVO
Plano de Emergência para Vazamento de Óleo no Mar – Conjunto de ações e medidas planejadas pela empresa que visam evitar e mitigar possíveis vazamentos de óleo no MAR.
Petróleo
Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado.
Perfilagem
Método utilizado para verificar/avaliar as características físicas e químicas das camadas geológicas e dos fluidos nelas contidos. Por meio de sensores e amostradores apropriados, estas características são medidas e as respostas são transmitidas para computadores na superfície onde os dados são processados.
PEM (Programa Exploratório Mínimo)
“Programa Exploratório Mínimo” significa o programa de trabalho (sísmica, poços, etc.) oferecido pelas companhias de petróleo para cada bloco licitado nos leilões da ANP. O PEM é posteriormente ratificado nos Programas de Trabalho e Investimentos (PAT/OAT), e devem ser obrigatoriamente cumpridos pelos Concessionários no decorrer da Fase de Exploração dos blocos.
Plataforma ou sonda semi-submersível
São plataformas marítimas compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos.
Polvo
Situado na Bacia de Campos, a PRIO adquiriu 100% os direitos de produção deste campo em 2016. O campo é interligado com o de Tubarão-Martelopor meio de um tieback submarino.
Plataforma auto-elevável
Plataforma marítima com três ou mais pernas de tamanho e forma variável, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, apoiando as pernas no fundo do mar, elevando-se acima da superfície marítima. Plataforma fixa: São plataformas constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar.
Prospecto
Feição geológica mapeada como resultado de estudos e interpretações geofísica e geológica que justificam a perfuração de poços exploratórios para a localização de petróleo e/ou gás natural. Existem dados suficientes para identificar e quantificar as incertezas e a probabilidade de sucesso e estimar-se recursos potenciais e economicidade. .
Pré-Sal
“O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho. Suas profundidades superam mais de 7 mil metros. Este petróleo está debaixo de cerca de dois quilômetros de água, mais dois quilômetros de rocha e, por fim, outros dois quilômetros de crosta de sal. O petróleo extraído desta camada é considerado leve, de baixa densidade, portanto de melhor qualidade. Projeto Fênix: Após 11 meses e investimento de US$ 45 milhões, a PRIO concluiu, em meados de 2021, um tieback (interligação) do FPSO Bravo (Campo de Tubarão Martelo) com a Plataforma fixa Polvo-A (Campo de Polvo), formando o primeiro cluster privado de produção na Bacia de Campos. Batizada de Projeto Fênix, a estratégia foi concebida para reviver dois campos que estavam em fase final de vida econômica, prestes a serem descomissionados. Pós sal: Área de reserva petrolíferas que se encontra em camada “mais rasa”, após a camada de sal que se forma no subsolo. Seu petróleo tende a ter maior densidade. POB (People on board) – quantidade máxima de pessoas que podem estar embarcadas em uma operação (plataforma fixa ou FPSO). Poço de injeção: Poço feito para aumentar ou melhorar a recuperação de petróleo e gás natural de um reservatório. Por ele são injetados fluidos como água e gás que ajudam a “empurrar” o petróleo para a superfície.
Poço horizontal
Ao contrário dos poços verticais, que penetram pequenas espessuras dos reservatórios de interesse para produção, nos poços horizontais os reservatórios de interesse são penetrados horizontalmente, possibilitando que grandes áreas desses reservatórios com óleo fiquem em contato com o poço, possibiltando vazões por poço muito maiores que nos poços verticais.
Probabilidade de sucesso geológico (Pg)
Probabilidade de se descobrir uma acumulação comercial de petróleo e/ou gás natural. É estimada pela multiplicação das probabilidades de ocorrência de cada um dos fatores geológicos: geração, migração, reservatórios, trapa, selo e timing.
PSV (Platform Supply Vessel)
Navio de suprimento de material para as plataformas que se caracteriza pela grande área de convés para transportes dos equipamentos, além de líquidos tais como; água potável, óleo diesel, água industrial, lamas e graneis sólidos; cimento, baritina, bentonita, entre outros.