Voltar
Institucional
,Social
PRIO Aulas: empresa lança série de vídeos que mostra o poder do esporte e da música na transformação social
Conteúdo vai ao ar a partir de segunda-feira e traz história e mensagens de fundadores,
professores e alunos de projetos que ajudaram mais de 23 mil jovens em comunidades no Rio
É possível transformar a vida de pessoas através do esporte e da música: é nisso que a PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, acredita. Foi por meio deles que mais de 23 mil jovens já aprenderam no Todos na Luta, no Favela Brass e no Instituto Reação. Para contar um pouco mais sobre esse propósito, apresentar os projetos e o impacto deles na vida das pessoas, a companhia lança esta semana a série “PRIO Aulas”, em suas redes sociais. Serão três episódios, nesta segunda (27), quarta (29) e sexta-feira (1), um para cada projeto. O objetivo é mostrar o potencial que iniciativas como estas têm de fazer a diferença e construir um futuro melhor.
“Antes de fazer judô, eu não tinha perspectiva de vida, nunca imaginava ser uma atleta de ponta, ter uma formação. Quando comecei a praticar, viajar, conhecer pessoas e ter oportunidade de estudo, as coisas mudaram. Graças ao judô eu conquistei minha casa, carro, família”, conta Raquel Silva, ex-aluna, atleta profissional e hoje professora de judô do Instituto Reação, que recebe apoio da PRIO desde 2017.
Ao longo da série, vamos conhecer as histórias da Raquel e sua aluna Ágatha Silva. Além delas, os episódios apresentarão Raff Giglio, professor de boxe e fundador do Instituto Todos na Luta; Nicolas Andrade Cardoso Pereira – conhecido como cafezinho – aluno de boxe; Tom Ashe, trompetista e instrumentista britânico e fundador do projeto Favela Brass e Rafael da Silva Teixeira, aluno do projeto. O formato do conteúdo também é uma proposta diferente: as histórias serão contadas por eles próprios por meio de perguntas e respostas em que o entrevistado e entrevistador mudam de posição, contando suas visões pessoais e histórias.
“Quando eu estou na frente da banda e fico com muito orgulho dos meus alunos que estão lá, eu penso em quantos alunos não estavam no palco e não vão ter essa oportunidade de aprender um instrumento. Com a chegada do apoio da PRIO, começa o nosso trabalho de poder oferecer essa oportunidade para mais crianças, de escalar esse modelo”, conta Tom Ashe.
Só este ano, a PRIO manteve ativo seu apoio a mais de 40 projetos sociais, culturais e esportivos, com investimentos de cerca de R$ 28 milhões. “O movimento I Love PRIO surgiu como uma declaração de amor ao Rio e aos projetos que apoiamos e que acreditamos gerarem um valor para a sociedade. Essa é uma das nossas formas de retribuir e contribuir, e está diretamente atrelada a nossos valores. Somos dinâmicos, inconformados, zelamos pelas pessoas e buscamos o alto desempenho. Disciplina, foco e parceria é algo que vemos também nestes projetos”, conta Gabriel Hackme, gestor de patrocínios e projetos incentivados.
A empresa continuará apoiando estes projetos em 2024 e buscando visibilidade para alunos e atletas apoiados por eles, proporcionando cada vez mais integração entre seus projetos a fim de dar voz e espaço a estes jovens talentos promissores.
Encante-se com o Favela Brass
Uma associação sem fins lucrativos, que ajuda jovens entre 7 e 17 anos de idade das favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro a alcançar todo o seu potencial e transformar suas vidas através de um programa gratuito de educação musical, com foco na música popular brasileira e o jazz – esse é o Favela Brass. A associação realiza oficinas de música na comunidade Pereira da Silva e no Coreto Modernista do Aterro do Flamengo, onde os alunos têm a oportunidade de aprender instrumentos de sopro e percussão, tocando um repertório típico das fanfarras e blocos populares do Rio de Janeiro. O objetivo é preparar as crianças para que não apenas façam parte de nossas bandas e apresentações nos espaços públicos da cidade, mas também adquiram conhecimento musical formal. Mais de 600 alunos já passaram pelo projeto que hoje conta com 222 jovens talentos.
Saiba mais em: https://favelabrass.org/
Se inspire no Todos na Luta
A história deste projeto se confunde com a do professor de boxe Raff Giglio. Nos anos 90, com o aumento da violência na comunidade do Vidigal (RJ), o professor resolveu franquear, gratuitamente, as portas da academia a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, residentes naquele local. Criou-se um ambiente propício à descoberta de novos e promissores talentos e à preparação adequada para que pudessem competir em torneios nacionais, inspirando outros jovens a seguir esse esporte. Ao compartilhar a formação integral das crianças e jovens com a família, a escola e com parceiros públicos e privados, o Instituto assegura a sua intencionalidade educativa. Cerca de 3.000 alunos já passaram pelo instituto.
Saiba mais em: https://todosnaluta.wordpress.com/
Aprenda com o Instituto Reação
Fundado há 20 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação. A proposta é ter o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e os atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 12 polos espalhados em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, e já beneficiou mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens.
Saiba mais em: https://institutoreacao.org.br/