Voltar

Operações

PRIO inicia produção de mais um poço da campanha de revitalização do campo de Frade e aumenta produção diária para 52 mil barris

01 ago 2022 icone de compartilhamento

Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2022 – A PRIO (B3: PRIO3 – antiga PetroRio), maior empresa independente de óleo e gás do Brasil e pioneira na recuperação e incremento da vida útil de campos maduros, acaba de iniciar a produção do poço MPU3A (7-FR-55H-RJS), o segundo da campanha de revitalização do campo de Frade, localizado na Bacia de Campos. A expectativa da companhia é de que a sua produção alcance 3.500 mil barris por dia, levando a média da produção diária da PRIO para 52 mil barris.

Com CAPEX bastante inferior ao ODP4, o novo poço utilizou a estrutura subsea e parte do poço MUP3 (atualmente sem produção). O MPU3A levou 40 dias para ser concluído, atendendo à expectativa mais conservadora do cronograma programado e atingindo um tempo recorde para este tipo de procedimento na empresa.

“O MPU3A é um exemplo concreto de como a PRIO opera. Mais uma vez, seguimos nossa estratégia, otimizando ao máximo os recursos existentes e melhorando a segurança e a performance do campo, já que aproveitamos um trecho do poço que estava com produção paralisada, assim como todo o sistema submarino. Já posso dizer que o resultado final é excepcional. Em apenas 40 dias entre início da operação e primeiro óleo e com custo de US$ 22 milhões, é um marco para nossa Companhia, o que nos permitirá destravarmos e acelerarmos ainda mais novos projetos”, conta Francilmar Fernandes, diretor de operações da PRIO.

O próximo passo da PRIO é a perfuração dos outros dois injetores da 1° fase do FRP, o ODI1A, que também será uma reentrada em poço já existente, e o OUI3. A previsão é que nos próximos três meses os poços estejam ativos, sendo mais uma importante conquista da companhia para se firmar como a maior empresa independente de óleo e gás da América Latina.

“Seguimos com nossa postura ousada na busca de desenvolver e aproveitar o máximo dos campos maduros, juntando máxima eficiência operacional e segurança. Vale destacar que, há 10 anos, Frade não registra acidente com afastamentos e estamos orgulhosos de fazer parte dessa história”, complementa Fernandes.

Frade está localizado a 121 km da costa do Rio de Janeiro, tem reserva estimada em 60.4 milhões de barris de óleo pesado e data estimada de abandono em 2.054. A PRIO é a operadora do campo desde 2019, quando adquiriu o ativo que era operado pela Chevron (51,7%), Petrobras (30%) e a Frade Japão Petróleo (18,3%) como parceiros.

Sobre a PRIO
A PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Com seus ativos localizados na Bacia de Campos, a empresa busca a eficiência operacional com a otimização de processos, emprego de novas tecnologias e soluções inovadoras que visem a diminuição de custos, sempre com a premissa da excelência e da segurança das operações. A PRIO vem crescendo por meio de aquisições. Graças aos constantes resultados positivos teve uma forte valorização passando a fazer parte do índice B3, principal da bolsa brasileira em 2020.