Voltar
Esporte
,I💙PRIO
Judô paralímpico: Time PRIO celebra conquistas de ouro e prata em Paris 2024
Chegaram ao fim os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 neste domingo (28), e entre os destaques recentes, há as disputas de judô que trouxeram grandes conquistas para o Time PRIO, com duas medalhas de ouro e uma de prata.
Repetindo o título conquistado nas Paralimpíadas de Tóquio, a judoca paulista Alana Maldonado garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil na modalidade ao vencer na categoria até 70kg, classe J2, destinada a atletas com deficiência visual. Em uma disputa emocionante contra a chinesa Yue Wang, que havia vencido as últimas três batalhas entre elas, Maldonado conquistou a vitória com um ippon.
Wilians Araújo também obteve destaque ao conquistar sua primeira medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. Após ter ganhado prata nos Jogos do Rio 2016, Araújo venceu a final da categoria acima de 90 quilos, classe J1, derrotando o moldavo Ion Basoc com um ippon. Sua trajetória para o ouro foi marcada por vitórias rápidas: venceu Yerlan Utepov, do Uzbequistão, em apenas 15 segundos, e derrotou Ganbat Dashtseren, da Mongólia, na semifinal, em 37 segundos. Na final, ele garantiu a vitória em 1min11s, garantindo o topo do pódio.
Já Brenda Freitas, na final da categoria até 70kg, não conseguiu superar a chinesa Liu Li, e conquistou a medalha de prata. A disputa foi decidida no golden score, tendo sido Freitas imobilizada, resultando em um wazari para Liu Li.
Os resultados são reflexo do comprometimento e da disciplina destes atletas, que a PRIO tem o prazer e orgulho de patrocinar.