Voltar
Sustentabilidade
Pescadores de Quissamã e Campos são capacitados para respostas a emergências ambientais
O Projeto Mar Atento inicia, no próximo dia 13, a sua etapa de capacitação em Barra do Furado (Quissamã, RJ). A ação tem como objetivo treinar pescadores da região, que também inclui o Farol de São Thomé (Campos dos Goytacazes, RJ), para uma resposta eficaz em emergências ambientais, como derramamentos de óleo no mar, ajudando a proteger os ecossistemas marinho e costeiro da região.
O treinamento será dividido em módulos teóricos e práticos, com 60 pescadores participando de atividades que envolvem procedimentos de segurança e técnicas de contenção de óleo, além do manejo de animais oleados. As aulas práticas incluirão a utilização de barreiras de contenção e equipamentos de limpeza de praias, com embarcações já cadastradas para apoiar as operações. Todos os participantes receberão certificados, materiais didáticos e equipamentos de proteção individual (EPIs). Ao final do projeto, os pescadores estarão aptos a atuar de forma eficiente em emergências ambientais, com suas embarcações oficialmente cadastradas para contribuir nas operações de resposta a derramamentos de óleo.
“Preparar os pescadores locais para responderem a emergências ambientais é um passo essencial para mitigar impactos e garantir uma resposta rápida e eficaz em situações críticas. Enxergamos grande importância em atuar nesse projeto ao lado de empresas do setor que também possuem o compromisso com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É o tipo de ação que não só fortalece nossa capacidade de proteger o ecossistema marinho como nos ajuda a valorizar a comunidade local, promovendo um ambiente mais seguro e responsável”, afirma Leandro Brandão, Gerente de Sustentabilidade da PRIO.
O projeto Mar Atento é uma iniciativa da Shell e da Equinor, em parceria com a Vast Infraestrutura e a PRIO, e tem como foco a segurança e proteção ambiental das comunidades costeiras.