MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A PRIO é uma empresa de óleo e gás que busca reduzir o impacto ambiental de suas operações e inovar para evoluir o setor de energia e está comprometida com a transição energética para combater as mudanças climáticas.
ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES
A PRIO adota uma estratégia para reduzir as emissões de CO2 relativas por barris de óleo produzido. Isso é alcançado por meio de duas frentes principais:
ATIVOS
A escolha de novos empreendimentos e a maneira como a PRIO opera são planejadas para maximizar a eficiência e diminuir o risco operacional, incluindo o risco do carbono. Nesse sentido, a companhia aposta na realização de tiebacks para concentrar a produção em um menor número de unidades de produção evitando novas emissões.
Eficiência na produção
A PRIO opera campos maduros e empenha as melhores práticas de engenharia para revitalizar seus ativos, garantindo que a produção continue a crescer. Além disso, estimula inovações e busca diversas iniciativas para evitar novas emissões, como por exemplo, a utilização de turbinas a gás para geração de energia minimizando o gás excedente de flare.
Compromisso com a transparência
A PRIO entende a importância da transparência em relação às suas emissões e compromete-se a participar de programas sem fins lucrativos como o Carbon Disclosure Project (CDP) e a Science Based Targets Initiative (SBTi), assim que estiverem disponíveis para empresas do setor de óleo e gás. O CDP ajuda empresas a divulgarem seu desempenho ambiental e a SBTi adota metas baseadas na ciência para reduzir ainda mais as emissões.
Inventário de emissões
A PRIO realizou seu primeiro inventário em parceria com a Witt O’Brien’s e posteriormente, de maneira independente, foram inventariadas as emissões de 2022 e 2021. Os cálculos foram auditados e verificados pela KPMG e seguiram a metodologia do Programa Brasileiro do GHG Protocol, estruturado pelo FGVces e WRI (World Resources Institute).
TAXA DE EMISSÕES RELATIVAS
Segundo dados fornecidos pela empresa Rystad Energy para o ano de 2022, a PRIO é a segunda companhia com menor taxa de emissões relativas em comparação às demais operações de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos.