19 nov 2020 / Notícias
PRIO entra no pré-sal, com aquisição dos campos de Wahoo e Itaipu
A PRIO anunciou a aquisição de 35,7% do campo de Wahoo e de 60% do campo de Itaipu, tornando-se assim, sujeito às aprovações necessárias, a operadora de ambos os campos, marcando a entrada da Companhia no pré-sal.
A compra foi feita da BP Energy do Brasil.
Campo Wahoo
Wahoo, com potencial para produzir mais de 140 milhões de barris (100% do campo), com descoberta de óleo em 2008, e teste de formação realizado em 2010, se encaixa perfeitamente na estratégia de geração de valor da PRIO.
Com o desenvolvimento do campo, a Companhia formará mais um cluster de produção, e compartilhará toda a infraestrutura com o Campo de Frade (inclusive o FPSO), possibilitando assim a captura de diversas sinergias resultando em mais uma forte e sustentável redução de lifting cost, sempre mantendo os mais altos padrões de segurança e eficiência.
Wahoo se situa 30-35 km ao norte de Frade, com lâmina d’água de 1.400m, e conta com reservatório carbonático na camada do pré-sal a uma profundidade de 5 a 7 mil metros.
O óleo no campo é de excelente qualidade, com 30º API, baixa viscosidade, e gás associado que será utilizado na geração de energia do FPSO de Frade.
Campo Itaipu
Itaipu, descoberto em 2009, com 3 poços piloto perfurados, se encontra próximo ao cluster Parque das Baleias, e estudos preliminares realizados indicam que a acumulação é potencialmente compartilhada com a região sudeste do cluster.
Desta forma, o desenvolvimento desta área poderá passar por um processo de unitização, antes de qualquer definição de desenvolvimento.