Voltar

Esporte

,

Institucional

PRIO investe na saúde dos colaboradores com programa de Saúde & Bem-Estar

01 out 2021 icone de compartilhamento

A PRIO, maior companhia independente de óleo e gás do Brasil, oferece a seus colaboradores atividades como shiatsu, fisioterapia, jiu-jitsu, além de palestras de conscientização com médicos e especialistas – gravadas e disponibilizadas em aplicativo da empresa.

O objetivo é criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, além de combater o sedentarismo e promover atividades que auxiliem os colaboradores a adotarem boas práticas de saúde.

Os resultados não tardaram a aparecer. Desde 2018, a empresa reduziu em 85% a taxa de colaboradores com hipertensão. A melhora nos índices é resultado das mudanças de hábito provocadas pelo programa, que já rendeu também resultados financeiros.

“Fazemos o primeiro atendimento e geralmente encaminhamos o colaborar para atendimento ambulatorial, cujo custo é mais baixo em relação ao atendimento emergencial. Ao implementar a cultura de que os colaboradores são responsáveis por sua saúde, conseguimos reduzir bastante a taxa de sinistralidade, que hoje é de cerca de 55%. Este resultado permite que os valores dos planos de saúde da empresa sejam os mesmos desde 2018, o que é uma conquista frente ao cenário de inflação atual”,
conta o gestor de Bem-Estar da PRIO, Anderson Rocha.

A PRIO tem cerca de 400 colaboradores, 150 na sede em Botafogo (RJ) e 250 embarcados nas plataformas da empresa na Bacia de Campos.

Pioneirismo em alto-mar

Desde de julho deste ano, a companhia se tornou a única no país a disponibilizar um profissional de educação física 100% do tempo embarcado nas unidades de produção de petróleo offshore. Os colaboradores que atuam nos campos de Polvo (RJ) e Frade (RJ), além da FPSO Bravo (RJ) recebem suporte integral, sendo assistidos em atividades em academia e ginástica laboral.

“O programa pretende oferecer um serviço de excelência, colocando à disposição do colaborador um conjunto de rotinas e intervenções cuidadosamente elaboradas para auxiliá-lo a cuidar de seus mais importantes bens: a saúde e a qualidade de vida. Nossa visão de saúde é mais ampla, nosso foco não é estética”, explica Rocha, que comemora a expansão do programa. “Hoje somos um setor na empresa”, completa.

Durante a pandemia, a PRIO conseguiu manter seus colaboradores engajados com o programa, transmitindo atividades on-line em formato de lives ou palestras.

Foco na saúde mental

Com o isolamento social, o bem-estar mental dos funcionários ganhou destaque no programa. Uma parceria com o projeto Psicologia Viva disponibilizou aos funcionários consulta a psicólogos de maneira remota. Além disso, atividades como yoga e meditação guiada, também foram disponibilizadas em lives.
Atualmente, as aulas voltaram a ser presenciais.

A efetividade do Programa PRIO Saúde & Bem-estar também é resultado de avaliações físicas e mentais criteriosas. A partir do histórico familiar e de testes cardíaco, de força, flexibilidade, entre outros, é possível realizar um diagnóstico completo do funcionário e definir a melhor estratégia para alcançar o objetivo desejado.

Conectada com este princípio, a empresa coleciona histórias de superação e mudança de hábitos. Richard Douglas, do setor de Engenharia de Reservatório, diz que após o início dos exercícios regulares já não sente mais dores na lombar, além da melhora considerável em seu joelho.

Para Maritza dos Santos, que trabalha embarcada na área operacional da PRIO, a presença dos educadores físicos a bordo está fazendo toda a diferença.

“Os professores são excelentes treinadores, nos acompanham de perto. A presença deles contribui para
a melhoria do desenvolvimento das atividades físicas que impactam diretamente no desempenho das atividades a bordo”, ressalta Maritza.

Anderson Rocha esclarece que ajudar o funcionário a cuidar da saúde não é mais visto como uma despesa, e sim como um investimento. E avisa: “Os próximos passos já estão definidos: o atendimento remoto com nutricionista e a reforma dos Centros de Promoção à Saúde Offshore”, completa ele.